quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Macho de mariposa aplica repelente de aranhas em fêmea durante a cópula

No mundo  dos insetos também existem machos que cuidam e presenteiam suas fêmeas. Uma marioposa macho, da família Actiidae consegue surpreeender com seu presente nupcial. Com o propósito de garantir a sobrevivência da fêmea e a fertilização dos ovos, o macho da espécie Cosmosoma myrodora visita uma planta medicinal até bem conhecida, a macelinha (Anthemis cotula), que possui substâncias alcaloides mortais para seus maiores inimigos: as aranhas! Ele irá extrair essas substâncias tóxicas armazenando-as em um par de bolsas que ficam no seu abdome. Essa bolsa venenosa será o seu presente nupcial.

Durante a corte e todo frenezi que a acompanha o macho oferece o “presente” e durante a cópula a fêmea receberá dele uma pequena porção desses alcalóides juntamente com seu líquido espermático. O presente nupcial irá garantir que as aranhas, que são totalmente vulneráveis ao veneno, se afastem e até cortem a teia onde a fêmea se encontra, caso seja capturada.
Essas toxinas são produzidas pela macelinha para proteger suas folhas contra insetos herbívoros, mas a Cosmosoma myrodora desenvolveu, com o passar do tempo, uma espécie de imunidade a este veneno e acabou tirando proveito disso. Já as aranhas, sentem o perigo assim que sua teia captura a fêmea protegida pelo toxina da macelinha, percebendo o perigo ela dá logo um jeito de se livrar da visita indesejada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário